04/06/2014

[Org] Conservando a Coleção - Parte I: Sacos Plásticos


Começo aqui uma série de artigos sobre conservação da coleção. O tema de hoje é saco plástico.

"Os maiores inimigos de qualquer revista são a exposição direta ao sol, umidade, calor, poeira, traças e aquele seu priminho ou irmão mais novo que sempre quer acrescentar mais desenhos nos seus quadrinhos."(Edson Diogo)

Ensacamento Individual ou não?



Regra: Particularmente, ensacar TODAS as suas revistas individualmente é uma frescura, mas como sou fresco com a coleção, tem que ser individual.

O principal motivo disso é evitar capas e/ou contracapas grudadas, o que pode danificar a revista.

A exceção se dá da seguinte forma: 

imagine que vc tenha todas as revistas de uma minisserie em 8 edições. Nesse caso eu não ensacaria todas individualmente, mas apenas a metade delas (ou seja: as de nº 1,3,5,7) e depois colocaria todas (ensacadas ou não) dentro de um saco maior a fim de que a coleção estivesse sempre junta.
Nessa caso além de economizar plásticos e mão de obra, mantive as revistas bem acondicionadas, pois as que não estão ensacadas ficaram entre aquelas que estão ensacadas, ficando também protegidas pelos sacos plásticos das outras. :)


Sacos Plástico indicado e onde encontrar


- Qualquer um com Ph neutro (Acid Free) os quais você pode encontrar nas comic shops (Rika por exemplo), papelarias (onde compro) ou comprar via internet (Mercado Livre por exemplo). 

 - ZipLocs, que podem ser encontrados em qualquer supermercado.



- Pessoalmente uso de polipropileno, pois apesar de ser mais fino, dá uma visibilidade melhor da revista e esse tipo de saco pode ser facilmente encontrado em papelarias como a Kalunga.

Validade do Saco Plástico


Eles devem ser trocados em média de quatro em quatro anos, mas há quem defenda troca anual.
Minha sugestão: para cumprir esse requisito (ainda não fiz), colocar a data de ensacamento no saco ao ensacar (seja em uma etiqueta, seja escrito com aquelas canetas de escrever em cd/dvd)


Que fita adesiva usar?


Pessoalmente, prefiro usar durex, que corto do tamanho que quero. A vantagem é o preço


Sobre o uso de fita mágica, cujo preço considero salgado, prefiro reservar para outros fins como, por exemplo, o conserto da páginas.



"Geralmente, a fita não traz problemas, porém muita gente usa fitá mágica já que ela não amarela e em um possível acidente se ela colar no papel, ela não faz mal algum."(vidadecolecionador)



Alguns sacos plásticos já vem com uma camada adesiva o que facilita a embalagem, mas a desvantagem pode se dar na horar de reabrir o saco (rasgo/amasso do plástico)

Furo no saco plástico


Pessoalmente, eventualmente corto um pedaço, mínimo (uso um cortador de unha, alfinete ou uma tesoura),  de um canto do saco plástico para que o ar possa sair e assim evitar a criação de uma "almofada" de ar em torno da revista.

Formatos de sacos plástico


  • Mangás: formato meio-tanko (12cm×20cm)
  • formatinho: 15 cm x 25 cm 
  • formato americano (18 cm x 30 cm).
  • formato Magazine (22 x 32 cm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...