06/03/2015

[Animação] Gunnm: Battle Angel Alita (1993)




A Animação


Vi esse anime ano passado, que tem apenas dois episódios. A estória é muito legal e me fez pensar na concepção bíblica cristã ocidental que temos do céu e do inferno. Os personagens aparentemente vivem num lugar futurista infernal pior que o Brasil e têm que se virar como podem.

Em síntese, seria algo como um robocop de saias e sem memórias vivendo em mundo mundo estilo mad max.

Conforme explica Disket Dance:


"O ano é 2534 d.C. Na região que hoje corresponde a Kansas City, existem duas cidades. Flutuando no céu está Zalem, cidade altamente desenvolvida com uma sociedade respeitadora de regras. Abaixo dela, em solo firme, está a Cidade da Sucata, que fornece bens e serviços a Zalem e recebe todo o lixo de lá. Qualquer habitante da Cidade da Sucata que tenta invadir Zalem é morto, e os infratores da lei de Zalem são banidos para a Cidade da Sucata.
Um dia, ao procurar por algo que lhe fosse útil no meio do lixo, o Dr. Daisuke Ido, da Cidade da Sucata, encontra uma cabeça de ciborgue que estava em animação suspensa, e assim, com o cérebro intacto. Ido faz a ciborgue despertar, e como ela não tem nenhuma memória, resolve chamá-la de Gally. Depois de receber um corpo, Gally logo percebe que domina o Panzer Kunst, arte marcial originária de Marte, e decide se tornar uma guerreira caçadora para ajudar a capturar os bandidos da Cidade da Sucata, dos quais boa parte é de ciborgues como ela. "

Cheguei a pesquisar e não descobri, ao certo, se lançaram em DVD aqui no Brasil. Quando o anime acaba, nos faz querer saber muito mais.



O Mangá


Consegui comprar barato numa promoção na Comix.

As primeiras edições do mangá, que no Brasil foi publicado em 18 volumes com algo entre 100 e 150 páginas cada um têm quase a mesma estória que a animação. 

Uma da poucas diferenças relevantes no começo da estória é o fato de um personagem feminino, uma cientista que veio de Zalem, não existe no mangá, mas existe na animação.

Gally, a protagonista, tem sua personalidade muita mais desenvolvida no mangá, passando de uma garota a uma máquina de matar viciada em adrenalina e outras coisas que não posso contar para não estragar a estória.

Essa publicação nacional não esgota o mangá que continuou em um novo arco chamado "The Last Order".

Conclusão


Em síntese, A animação é boa e o mangá é muito excelente. Infelizmente é de 2004 e merecia uma republicação em um formato melhor.

Grande abraço!



Sites consultados:



  • https://shonenmania.wordpress.com/2012/12/16/gunnm-battle-angel-alita-a-arma-que-sonha/
  • https://alemdatelaedopapel.wordpress.com/2013/12/21/critica-em-texto-gunnm-manga/
  • http://deliriumnerd.com/2016/06/14/manga-gunnm-ciborgue-mundo-futurista-resenha/
  • http://deliriumnerd.com/2016/06/14/manga-gunnm-ciborgue-mundo-futurista-resenha/
  • https://www.valinor.com.br/forum/topico/gunnm-battle-angel-alita-tsutsu-yume-gunnm-1990.12906/




2 comentários:

  1. Lilly Silva09/03/2015 15:30

    Nunca assistir, mas parece ser legal, e fiquei curiosa!!!
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Scan Torrent09/03/2015 18:30

    acho que vale a pena, a estória é legal e os vídeos são curtos: ficção científica pura.
    tem um excesso do violência, mas é só.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...