08/07/2015

[Seriado] The Profit/ O Sócio (2013)


Uma aula de Gestão.

Introdução 



Excelente série. Aprendi muito como consumidor e administrador de minha própria vida. Recomendo a todos. Uma das melhores partes é ver o Lemonis "esculachando" a situação, com inteligência, é claro.

Diferentemente do que normalmente seria mostrado na televisão nacional (vide "pequenas empresas, grandes negócios"), essa série vai fundo nos problemas de pequenas e médias empresas americanas, abordando problemas de relacionamento entre os sócios, ausência de controle de estoque, problemas de gerenciamento em geral, problemas relacionados ao layout e infra-estrutura do estabelecimento, entre outros.



Conselhos Úteis



1 - Possuir um negócio é um privilégio, e não um direito.

2 -  Mantenha-se focado, trabalhe duro, conheça seus números, e seja disciplinado. Se você fizer essas coisas e cuidar de seu pessoal, a verossimilhança de ser bem sucedido é muito, muito alta.

3 -  Você tem que tratar as pessoas com a mesma quantidade de respeito e decoro que todos nós queremos para nós mesmos; nós apenas temos diferentes empregos.

4 -  Nada destaca pessoas como o desempenho.

5 -  Meu sucesso é 100% atribuído às pessoas que me cercam. Eu me cerco de pessoas que são mais espertas que eu e de pessoas mais criativas que eu.

6 -  As coisas estão direcionadas a sempre dar errado. As pessoas cometem erros. Eu sei que cometo. O que mais importa é como você os resolve. Ouça, esteja aberto a críticas, resolva-os com rapidez e empatia, e assuma a responsabilidade.

7 -  Respeite sua mãe, respeite seu dinheiro, respeite o seu negócio. Cada um deles vai golpeá-lo se não o fizer.

8 -  No final do dia, os números não mentem.

9 - Os melhores acordos de negócios são quando ambas as partes chegam a um acordo se sentindo um pouco desconfortável.

10 - Faça o que você ama. No curto prazo, faça o que tem que fazer para pagar suas contas, o que for necessário, mas viva de forma conservadora e economize para que possa criar uma oportunidade de fazer o que você ama.

11 - Você tem que saber quando perdeu a jogada, coloque suas cartas em cima da mesa e vá embora, e compense isso na próxima mão.


12 - Não há tempo para drama nos negócios.



Conclusão



Enfim: essencial a qualquer ser humano que busque melhor entender a contemporaneidade.



Fica a dica!


___________________________________________________________
Sites consultados:


  • https://www.cnbc.com/the-profit/
  • http://www.criandodinheiro.com/

3 comentários:

  1. No seu blog, logo acima onde fala sobre o blog...esta escrito Divagações sobre cultura pop...acho que o correto seria Divulgações...(salvo pela critica como fala o enunciado...rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José,

      É "Divagar" no sentido de "caminhar sem rumo; andejar, vagar, vaguear."

      Abç

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.