02/10/2015

[Livro] Deuses Americanos - Neil Gaiman

Livros físicos só 
quando for necessário?

Terminei  o ebook essa semana. Foi interessante ler sobre divindades primitivas e sobre seres mitológicos vivendo no presente e enfrentando adversidades. Essa ideia não é nova, mas a maneira que o autor descreve isso torna a estória interessante (o protagonista me lembra um pouco a estória de "Percy Jackson & os Olimpianos").

Já estava acostumado a ler Gaiman no quadrinhos e me pareceu que havia muito do universo de Sandman nesse livro. Não dos personagens dos quadrinhos, mas o clima e a ambientação daquelas estórias, principalmente no que se refere ao destino dos deuses mortos e o final de Sandman.

Esse trecho (p. 36) me chama a atenção, pois é algo que se encaixa tanto em uma relação de trabalho (segurança pessoal) como numa relação familiar (pais e filhos):


"Você me protege.Você me transporta de um lugar pró outro. Você leva recados. Em uma emergência, mas só em uma emergência, você machuca pessoas que precisam ser machucadas. No evento improvável da minha morte, você conduz minha vigília. E, em troca, eu vou me certificar de que as suas necessidades sejam atendidas."
Outra tirada interessante do livro é tratar de deuses modernos (pra mim foi novidade), como deuses das ferrovias, deuses da televisão etc.

Enfim, não mudou minha vida, contudo foi divertido =)

2 comentários:

  1. Oi. De Gaiman, além de HQs, só li COisas Frágeis. Como autor de HQs, é um cara importante em minha vida. Como escritor de contos, para mim, foi "normal".
    Pelo que entendi, há muito de Deuses Americanos em Sandman.
    Há realmente livros que não nos mudam em nada. Mas ao menos não desperdicaram totalmente nosso tempo.
    Estou tentando parar de comprar livros. Lendo mais no formato digital. Será um teste. Só comprarei alguma edição muito relevante, ao menos por enquanto.
    Abç!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton,

      Sim, achei muito de Deuses Americanos em Sandman ou vice-versa.

      Se não abraçarmos o formato digital transformaremos nossos lares em depósitos de livros =)

      Sobre essa relevância, tenho pensado em livros cuja edição traz algo mais, seja na encadernação, seja no miolo. Coisas como capa dura, páginas de ilustrações, papel especial e outros mimos para colecionadores.

      Abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.