04/12/2015

[Livro] Essencialismo - A Disciplinada Busca Por Menos (2015)/ Greg Mckeown



Li a versão em ebook (272 páginas). O livro tem alguma ideia nova ? não. Então, por que ler? 


Penso que vale a pena ler para revisitar conceitos como simplicidade, objetividade, planejamento entre outros que são sempre úteis em nossa vida. É bom de tempos em tempos pensar nessas ideias.


O próprio autor explica como saber o que é essencial:

"Você precisa revisar toda a sua vida, desde o início, pensar no legado dos seus avós, dos seus pais. Do dia em que nasceu até hoje, quando a vida foi boa? Quando a vida foi ruim? Quais são os seus objetivos a longo prazo? Como você quer que os seus netos se lembrem de você?

Pensar com uma perspectiva longa, tanto na direção do passado quanto do futuro, é o segredo para perceber o que é essencial. Esse distanciamento do olhar é o que está por trás do pensamento do essencialista. Quem não tem essa mentalidade está apenas reagindo ao próximo email que recebe, está apenas respondendo à agenda das outras pessoas."

Além disso, a obra menciona diversos casos interessantes nos quais os conceitos são aplicados, o que facilita a compreensão pois aprendemos mais facilmente por exemplos.

Fica a dica!


Sites consultados:


  • https://www.napratica.org.br/livro-essencialismo/

3 comentários:

  1. Tento simplificar minha vida. Além de livros, não gasto mais grana com muita coisa, exceto comer bem. Aí até sobra mais para ajudar pessoas próximas. Caminho certo? Sei lá...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton,

      Acho que esse é o caminho, pois o consumismo exacerbado apenas gera pessoas vazias e infelizes.

      Abç

      Excluir
  2. Esse livro realmente gosto bastante!!
    Mostra como ter mais foco, e assim ter excelentes resultados pois o que a maioria faz é querer fazer muitos coisas e acaba progredindo mediocremente e todas.
    Já a visão essencialista é fazer o menos possível mas que seja o essencial, o que é realmente importante.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o nosso pagamento.