28/04/2016

[Animação] O conto da princesa Kaguya / Kaguya-hime no Monogatari (2013)



É um tipo de estória que serve para toda a família. As crianças acharão interessante e os adultos poderão meditar sobre a brevidade da vida.

O roteiro não traz uma fórmula pronta sobre as divagações existenciais que podem advir da reflexão sobre essa animação. 

Concordamos com :

"O plot básico, é bastante fantasioso e simbólico, ao meu ver. Certo dia, um camponês está trabalhando normalmente, quando de repente ele vê uma minuscula criança nascendo de dentro do tronco de um bambu.
Com o passar das horas, essa criança irá crescendo como num passe de mágicas, e irá ser conhecida por esse camponês e esposa, como uma princesa. Os dois farão de tudo pra que ela consiga esse status na sociedade, porém, ela, a menina Kaguya, não será plenamente feliz com essa escolha de seus pais adotivos.
Como podem perceber, ele tem um quê de insano, como um quê de realidade. Como muitos filmes Ghibli ele mexe com a questão da natureza, e deixa claro desde o começo, que ela é a mãe de todas as coisas. Da natureza viemos, e para lá retornaremos.
Mas ... como faz pra encontrar a felicidade num período tão curto? A sensação que ficou em mim, é de que Kaguya não conseguia encontrar essa resposta de jeito nenhum."

 Isso é bom, pois torna a conclusão sobre a trama algo aberto; apesar de também ser um pouco desolador. De qualquer forma, vale a pena ver. Nota 9,0.


Grande Abraço!

4 comentários:

  1. Não conhecia. Gosto desses longas japoneses. Eles ainda são os melhores em animações dramáticas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton,

      Disse tudo! Eles são feitos com tanto esmero que é um privilégio e um prazer poder apreciá-los.

      Abç

      Excluir
  2. Essa animação não tinha conhecimento, parece bem bucólica com uma certa aura de reflexão. Bem descrito em comparar a certas obras do estúdio Ghibli, tinha películas mais aventureiras e outras mais intimistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,

      Inspira bastante reflexão. Estúdio Ghibli é sempre uma boa pedida!

      Abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.