12/05/2016

[Livro] No Coração das Trevas (1902)/ Joseph Conrad


Gostei muito dessa edição da editora da abril
 (que inclui comentários ao final) e
dá até vontade de fazer a coleção.


Há muito tempo li o livro “O Safári da Estrela Negra” e fiquei curioso sobre o coração das trevas, pois o autor daquele citava bastante este.

Livro bem legal.
Um dia comento um pouco dele.


Como nesse momento estou dando o valor devido aos clássicos, finalmente li este pequeno livro (117 páginas) e o achei bem interessante.

Reproduzo alguns trechos que me chamam a atenção:

  •          Eram conquistadores e para isso basta a força bruta – nada de que se gabar quando se tem, já que a força é apenas um acidente que resulta da fraqueza de outros.
  •      Os gemidos desse doente, disse, distraem minha atenção. E, sem atenção, fica extremamente difícil evitar erros contábeis nesse clima.
  •          Vivemos, como sonhamos – sozinhos...
  •          Nenhuma pessoa sensata rejeita por vontade própria a confiança de seus superiores.
  •           Não gosto de trabalho – ninguém gosta -, mas gosto do que existe no trabalho – a chance de a pessoa se encontrar. Sua própria realidade – para si mesma, não para os outros -, aquilo que nenhum outro homem jamais poderá saber.

Destacamos a síntese do enredo feito pelo blog Ratos Letrados:

"Esta é a viagem proposta por Joseph Conrad aos meandros das trevas que existem em todo coração humano - a viagem pela decadência e corrupção do caráter de Kurtz e de todos nós.
Eu convido você leitor a embarcar a bordo do Nellie e acompanhar a história contada por Marlow - pois esta é uma história, daquelas que moldam o caráter - e descubra você também quem é Kurtz e faça seu próprio julgamento sobre o que Kurtz simboliza."

Recomendamos a leitura!




4 comentários:

  1. Esse livro é demais, talvez seja mais aterrador do que a adaptação Apocalypse Now. O livro consegue relatar a degradação humana na colônia africana onde a trama se localiza, tanto os colonos gananciosos e perversos pagando com fios de cobre os nativos quanto o terror da embarcação do herói ameaçada pelas tribos às margens do rio.

    Tudo pro capitão achar o emblemático Sr. Kurtz, aparentemente alguém para ser buscado da selva, lendário pela façanha de vender marfim, mas o cara pira totalmente. Muito boa recomendação, cara! Li faz um tempão e tenho vontade de buscar outros livros deste autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,

      Excelente síntese!
      Também deu vontade de ler mais do Conrad. Um dia revisito esse autor.

      Abç!

      Excluir
  2. Pensei em fazer essa coleção. Preços ótimos. E o primeiro número foram os dois volumes de Crime e Castigo. Quer dizer: a editora dividiu em dois tomos para não ficar muito robusto. Mas desisti pq realmente ficaria com muita coisa para ler.
    Tenho muita vontade de ler "Coração..". Adoro Apocalypse Now !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton,

      Compreendo. Acho que entendo um pouco melhor a ideia de Apocalypse Now hoje.
      Essa coleção é linda, mas com tantas reedições de clássicos (inclusive versões com ilustrações originais e comentadas) acredito que o melhor seja escolher casa edição individualmente sem se prender a coleções.
      Mas que fica lindo na estante, fica.

      Abç

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.