15/06/2016

[Saúde] Taekwondo: Esporte, Concentração e Arte Marcial

Lutadores de Taekwondo nos games.
Imagem por by LegendaryDragon90

Introdução 


Taekwondo é uma arte marcial coreana que existe desde a década de 50, mas tem raízes históricas milenares. Atualmente tem o status de esporte olímpico.

O taekwondo é muito mais light, além de mais focado em técnicas que trabalham mais a concentração, a memorização e a coordenação motora do que simplesmente a força, a agilidade e a potência dos golpes.



Treinamento 



O básico do taekwondo é a técnica de pés: chutes com o peito do pé. Nesse básico ela dificilmente igualada por outras modalidades de luta e não tem quem supere. Em razão desse foco, o alongamento é muito exigido do praticante, sendo um exercício permanente nas aulas.




Isso é bom para nós porque com o tempo deixamos naturalmente de praticar alongamento e nos sentimos mais “duros” nos movimentos do dia-a-dia. Claro que se pode alongar e bem sem fazer taekwondo, mas a disciplina do treinamento favorece essa aptidão.

Muito do que considero importante do taekwondo está no trabalho da concentração, que se dá principalmente pelo treino de formas de combate (Poomsae), que nada mais é que um conjunto de movimentos ritmados que visam simular uma luta contra vários oponentes. Isso também é trabalhado em outras artes marciais como o caratê.




Além disso, há bastante cuidados com a defesa pessoal, sendo apenas deficitária na técnica de socos. Parece que trabalhar as pernas ficou com tanta importância que se esqueceram dos braços. Uma pena eles não terem apreendido nada com o Boxe.


Minha experiência 


Pessoalmente, pratiquei de forma regular e intercalada por cerca de 10 anos e só tenho elogios ao qualificá-la como esporte


  • Foi o primeiro esporte que pratiquei de modo regular. Comecei aos 16 anos, quando vinha de um estilo vida sedentário. Nesse momento, praticar uma arte marcial ampliou minha visão de mundo e a visão de mim mesmo. 
  • Porque praticava com muito prazer, conseguia fazer até mais de uma sessão de treino por dia, mas regularmente três vezes por semana. Isso me ajudou a perder peso e ganhar um bom condicionamento físico que nunca tive antes. 



Conclusão 


Enfim, sugiro a prática do Taekwondo para todos, em especial as crianças, pois, além de permitir o ganho de um ótimo condicionamento físico, favorece o desenvolvimento mental dentro da disciplina da pratica desportiva, habilidade que levamos para toda a vida.

Eu mesmo só parei por falta de tempo e local adequados, pois nem sempre é fácil encontrar um bom professor perto de casa, mas tenho boas recordações do tempo em que pratiquei e das amizades que fiz.

Grande abraço!


4 comentários:

  1. Legal tu abordar o tema. Acho o estilo muito maneiro, o problema é conseguir desferir os chutes. Flexionar a perna de qualquer jeito pode causar alguma sequela não? Quais exercícios ajudam a mandar aqueles chutões que acertam a cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,

      Como qualquer atividade física, aquecimento leve e alongamento ajudam bastante. Ainda mais quando se exige bastante flexibilidade do corpo.
      Não sou formado em Ed Física, mas Flexionar a perna de qualquer jeito pode causar estiramento muscular.

      "Quais exercícios ajudam a mandar aqueles chutões que acertam a cara?" muito, muito alongamento (a flexibilidade depende de cada indivíduo) e chutar alto, sempre buscando encaixar o quadril da maneira correta durante o movimento.

      Adicionei um vídeo com exemplos de alongamento ao post.

      Abç

      Excluir
  2. Ulisses 8Bit15/06/2016 20:13

    O Bruce Lee em certa época da sua vida admitiu ter sérios problemas com chutes altos, exatamente porque em um combate real, briga de rua, qualquer chute acima da linha da cintura poderia ser facilmente uma brecha para desequilibrar o oponente e derrubá-lo. Inclusive indo de encontro aos seus próprios filmes, que tinham mais apelo dramático do que combate real.

    A sensação é que o karatê é uma arte mais robusta e com aplicação prática mais efetiva que o taekwondo, mas é só impressão, eu nunca pratiquei artes marciais. Exceto em casa, com os livros da Ediouro, ahushushuahsuhsuha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses,

      Lembro desse comentário de Lee, mas taekwondo hoje se presta mais a ser esporte. Para luta de Rua (nunca tive nenhuma na fase adulta) acho que jiu-jitsu e Muay thay seriam uma combinação imbatível.

      Karatê tem diversos estilos, inclusive um chamado kyokushin que tem um ótimo trabalho de pernas.

      Na prática, o indivíduo treina várias várias artes ou faz um MMA, pois artes marciais são métodos que servem para desenvolver potencialidades do praticante e existem expoentes em cada uma delas.

      Lembro desses livros da ediouro, eram bem legais!


      Abç

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...