29/07/2016

[Livro] Reinações de Narizinho (1931)



Quando era criança ganhei de presente uma edição dessa do livro, que tinha belas ilustrações em preto e branco. Fiquei impressionado com a forma que Lobato escrevia: de maneira leve e irreverente. 

Foi meu primeiro contato com a obra desse autor e fiquei entusiasmado para ler mais do que ele escreveu.

Sobre as demais obras infanto-juvenis desse autor, gostei principalmente do fato de ele trabalhar com o folclore brasileiro misturado com elementos do folclore europeu. 

Era como se um brasileiro viajasse por mundos imaginários e se confrontasse com criaturas fantásticas. Concordamos com Leandro Stenlånd:

"Na literatura Brasileira coube a Lobato ser uma espécie de divisor de águas que separa o Brasil de passado e o Brasil da atualidade. Fazendo a herança do passado emergir no presente, inovando na linguagem, pois desenvolveu uma linguagem para crianças, brasileira e popular, além do uso de neologismos como as palavras: “emilice”, “emilíssima”, “sabuguiano” e “pirlimpimpinesco”.
O escritor movido pela indignação social, focado no futuro, renovou a literatura com suas histórias criativas, sua mistura entre o real e o imaginário, além de sua crença total na liberdade, como vemos no Sítio do Picapau Amarelo, o espaço central de Reinações de Narizinho.
Por fim, Reinações de Narizinho funde a realidade e a fantasia, como a mente de uma criança, imaginação sem fim, lugares que só são possíveis de chegar através da imaginação."

Enfim: excelente (nota 10!) para leitores de todas as idades.



6 comentários:

  1. O Sítio do Pica Pau Amarelo era bem divertido em reunir folclore nacional para o público jovem de uma maneira que não ficasse muito escoteiro, vejo como um tipo de resgate. A série antiga que passava na TVE ainda tinha parte dessa carga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,

      lembro dessa série antiga. Quando tive contato com ela nem tinha lido os livros ainda.

      Abç!

      Excluir
  2. Este foi um dos primeiros livros que li dele, foi uma experiência muito marcante, devo ter acabado no mesmo dia em que o ganhei, simplesmente fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio,

      Resumiu bem: " simplesmente fantástico."

      abç!

      Excluir
  3. E hoje é chamado de racista. Geração de retardados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Geração de retardados." que estão cada vez mais retardados.

      Abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...