17/08/2016

[R.I.P.] Blog Colecionando Quadrinhos do Paulo Gibi



O que aconteceu? o blog Colecionando quadrinhos foi removido. O blogueiro decidiu se dedicar à curadoria de sua imensa e cada vez maior coleção.

Postagens mais marcantes na minha opinião:


A postagem em que Paulo Gibi relatou a falecimento de sua genitora e a postagem em que ele explicou que sofria de uma doença ocular que um dia o impediria de ler normalmente.

Curiosamente, o blog mudou de ênfase ao longo dos anos, pois ele começou falando de quadrinhos em geral e depois passou a se dedicar a quadrinhos da Disney, mas volta e meia falava de outras publicações e de coleções de moedas.

O ponto forte do blog/blogueiro:


  • O entusiamo do blogueiro, sempre empolgado com qualquer gibi/miniatura ou moeda nova que adquirisse.
  • A educação e boa vontade dele para responder comentários. A cara é um gentleman.
  • Além de colecionador, Paulo é um chefe de família com dois filhos que também tem coleções individuais.




O ponto fraco do blog/blogueiro: 



  • pessoalmente eu não gostava das postagens que falavam meramente de gibis que seriam publicados, ou seja, a parte que reproduzia notícias sobre lançamentos. 
  • Pessoalmente acho postagens assim muito sem graça. É tipo falar "editora X prometeu lançar gibi Y, que coisa boa".




Sobre o blogueiro, nunca entendi como ele tinha tanta disposição para adquirir tantos gibis diferentes (marvel, dc, mangá etc) ao mesmo tempo, pois pra mim coleção tem que ter uma estrutura lógica e a maioria das publicações de qualquer editora de quadrinhos é bem meia-boca. Dessa forma, coleções grandes seriam compostas de 90% de estórias porcarias. 


Conclusão:

Uma grande perda para o blogosfera quadrinista nacional, pois várias postagens eram bem elaboradas mesclando quadrinhos ou moedas e História, entre outros assuntos.

Paulo Gibi, o blog deixou saudades! 

Vida longa e próspera!



8 comentários:

  1. Aparentemente, houve um aviso de que o espaço seria fechado porque o Paulo queria se dedicar apenas à coleção.
    Acho q já eh o terceiro blogue q ele fecha... Eu não fecharia. Apenas deixaria sem atualizações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que também faria algo assim.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Voltando a esta postagem porque li da primeira vez pelo telefone e acho chato digitar por lá.
      Bem... O Paulo foi o cara que me fez querer manter um blogue. Ele o Fabiano. Eu adorava os dois primeiros blogues dos caras. Depois, ambos foram fechados. Notei que isso vem de uma certa insatisfação patológica. Quando vc escreve uma penca de matérias em um espaço e depois o fecha para abrir outro espaço, sem salvar nada, ou é sintoma do que eu acabei de dizer ou tremendo desprendimento quase canônico que merece admiração.
      De resto, acho um desperdício de tempo ter escrito tanto para depois jogar tudo no lixo, sendo que mais da metade do conteúdo era muito bom.
      O que sempre gostei nos blogues do Paulo era justamente a paixão que ele tinha pelos gibis. Era contagiante. Dava gosto de ler. Mas, claro, sempre o achei um leitor caótico e isso, talvez, prejudicasse sua organização para leitura bem como a atividade de colecionador em si.
      Ele já tá com seus 50 anos e, por um lado, é bom dedicar mais tempo a apenas ler, sem manter blogues.
      Tb nunca curti postagem de chequeliste. Eu recebia alguns e-mails de editoras para divulgar em meu espaço novidades já com press release anexado. Como raios vou divulgar um troço que nunca li? Meu espaço não é comercial, é terapêutico. Nunca procurei editora para parceria, pois acho complicado se obrigar a ler algo talvez chato, comentar, e ainda a troco de nada. Prefiro gastar meu dinheiro comprando o que quero. E olha que mesmo assim ainda trago lixo para casa e acabo dando para alguém. É raro acontecer. Mas não somos infalíveis.
      Não quero presente de editora e muito menos divulgar troço que nem sei se presta.
      Gosto do blogue Submundo tb. Começamos juntos, aliás, quando frequentávamos a antiga comunidade UniversoHQ no Orkut, sempre saudosa por seus barracos memoráveis. Não é um blogue para resenhas. É um blogue informativo, mesmo. E muito bom no que faz, talvez até mesmo pelo fato do autor ser publicitário.
      Entretanto, eu nunca faria isso. O autor de um blogue assim nunca lerá nem 10% do que informa e acaba fazendo um trabalho de "puta" para editoras. É o que penso. Mas se o cara acha legal, se lhe faz bem, vá fundo. Cada um no seu quadrado.
      O que me faz bem é escrever sobre um monte de bobagens quando me dá na telha.
      A blogosfera já estava moribunda quando eu ingressei nela. Hj, tá morta e aguardando que fechem a cova. Blogueiros amigos se separaram. Espaços foram abandonados ou fecharam. A verdade é essa.
      Continuarei com o meu site porque me ajuda a organizar ideias, compartilhar bobagens em geral, exercitar minha "redação", tendo um tema específico sobre o qual escrever etc.. É prazeroso.
      Hj, dá uns 250/300 acessos por dia, de gente que cai ali por pesquisas no Google. E pensar que já deu em torno de 2500. :-)
      Mas o Google é estranho. Visitas caem do nada. No Youtube, caras com 4 milhões de inscritos se queixam que o views caíram muito, tb, quase pela metade. E aí? O Google te oferece uma plataforma de graça e te transmite os dados que quiser. Pior que tem bobão investindo nisso sem apostar em mais nada, achando que será assim para sempre. Uns youtubers (os que só falam merda) estão indo para a TV etc.. Outros, menos "simpáticos", morrerão ali em troca de, talvez, uma mixaria.
      Enfim... sobre acesso ainda... ele é bem vindo. Não ganho grana com isso, mas se escrevo, quero que leiam. Caso contrário, escreveria um diário.
      Brincar com o blogger ainda é legal. Além disso, ando pelo YouTube e estou notando, ali, uma ferramenta para me livrar de minha timidez. Vou colocar a cara no sol, como diz a veadagem, para me livrar de algo que considero nocivo: essa incapacidade de saber que minha voz e imagem pode ser vista de qualquer lugar no mundo. A plataforma é interessante, embora eu saiba que não levo jeito para o troço.
      Abraços!!!!
      Excluir

      Excluir
    4. Kleiton,

      Comentário histórico, merecia um post sobre "lixo" na coleção!
      Sobre youtube, vc está evoluindo bem.
      Agora só falta instagram :)
      Pela assédio das editoras, quantidade de acessos e qualidade dos textos, acredito na viabilidade de um ebook com as melhores postagens. Algo como uma edição comemorativa com as melhores postagens do blog. dava até pra linkar com material extra no formato de vídeos no youtube.

      se com essa quantidade de acessos vc não leva, quem levará? o lance é ir lapidando suas habilidades.

      Abç

      Excluir
    5. Cara, vc é otimista. kkkkkk

      Excluir
  2. Vê se não some do nada, o blog tem uma identidade bastante interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,


      Digo o mesmo para vc.

      não pretendo parar com minha blogterapia :)

      Ele também me ajuda a conhecer melhor a mim mesmo.

      abç

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.