16/08/2016

[Texto] Por que Estudar para Concurso?


Introdução 


A velhice chega para todos e nosso trabalho é nosso sustento. 

Ainda que você não tenha certeza do que quer fazer nessa vida, no Brasil você não perderá muito sendo servidor público, pois sempre haverá espaço para se dedicar a outros projetos no seu tempo livre.

Apesar de ser uma ideia simples e lógica não consegui convencer meu irmão a estudar para concurso, pois ele continua no mesmo trabalho lixoso há anos. E hoje quando ele ainda não tem nem ainda 40 anos já começa a dizer que não tem a mesma cabeça de antes (claro que o fato de ele beber regularmente não deve ter nada relacionado com isso).
Já li várias explicações para a pergunta título do tópico. Vou compartilhar com vocês a versão do Roger da Cidadezinha dado o seu caráter didático e informal (peço desculpas antecipadamente pelos palavrões):


A Visão de Roger da Cidadezinha

"Sendo concursado você:
- Não precisa ficar puxando saco de chefe. Servidor público só puxa saco de chefe se quiser ou for otário. 
- Você jamais viverá o fantasma da demissão sem justa causa
- Você terá aumentos de salário mesmo fazendo o básico, sem precisar ficar sendo um capacho de chefes
- Seu chefe ESTÁ chefe e não É um chefe como nas empresas privadas, onde o chefe pode ser o do no da empresa ou filho do dono e será o chefe supremo pra sempre.
- Você terá progressões automáticas na carreira e provavelmente o salário final de sua careira será o dobro do salário inicial.
- Sua jornada de trabalho será em 99% das vezes muito mais tranquila e sem pressão do que os empregos privados.
- Seu emprego nunca será afetado em termos de demissão em virtude de crise mundiais de qualquer natureza ou em virtude de concorrência pública ou privada
- Você gozará de estabilidade por toda sua vida, basta não fazer merda. Nenhum chefe tetinha irá te mandar embora para colocar um parente ou uma gostosa no seu lugar.
- Você não precisará fazer horas extras sem a devida compensação de horários como ocorre com frequência na iniciativa privada.
- Você pode até se fuder por 1 ,2 ou 3 anos estudando, mas depois você passará 30 anos e mais a aposentadoria com tranquilidade e estabilidade."

Conclusão

Faça concurso público. Ainda que você não tenha certeza do que quer fazer nessa vida, no Brasil você não perderá muito sendo servidor público, pois sempre haverá espaço para se dedicar a outros projetos no seu tempo livre.

Aprenda com o erro dos outros.

Grande abraço!

5 comentários:

  1. Como servidor público, endosso o que ele falou. Tá cheio de libertário por aí dizendo que concurso público é desperdício de mente etc.. Ora, primeiramente, vamos mudar a mentalidade de nossas empresas. Reconheço que o empreendedorismo no Brasil é sufocado por uma burocracia monstruosa. Mas a vida corporativa nacional é tacanha demais. Vale quem tem QI. Dizer que o setor privado funciona com base em mérito é mentira das brabas. Vc só dá valor a um profissional se for mão de obra técnica específica necessária, como um engenheiro que realmente é foda ou um médico reconhecido. Para algo que não envolve vida ou morte, só vale mesmo o QI, simpatia ou a qualidade do boquete. Tenho 12 anos de serviço público. E mais uns dois de estágio. Nesses 14 anos, já vi e topei com chefia difícil. Mas, ora, difícil, né? Então que se foda. Faço meu trabalho a contento, durmo tranquilo e o restante que se foda. Se chefia vier pra cima por mera chateação (como já houve) só mando pastar (como já fiz). Já representei Presidente de Tribunal porque um ato normativo realmente me incomodou. Vai fazer isso com patrão... As pessoas acham que quem quer concurso público é preguiçoso que quer mamata. Não é bem assim. Há cargo por aí que exigem muito e expõem o servidor a risco de vida e à saúde. Um colega Oficial do TRT-Campinas foi baleado porque notificou o cara de uma audiência. Ato besta, só indo lá pessoalmente porque os correios não atendiam o trecho. Morte na hora. Um conhecido meu auditor de tributos estaduais perdeu um braço numa diligência para atuar caminhoneiro. Onde moro, um PRF com meses no cargo capotou a viatura numa diligência e faleceu. Isso é pior na iniciativa privada, sem dúvidas. Mas mostra que setor público não é mamata. O que realmente faz todo mundo querer cargo efetivo????? Isso daí: nenhum pentelho querendo te foder porque é amigo do patrão (ESTABILIDADE). E, se for mulher gostoso, ainda tem o problema dos assédios. Depois, claro, temos a segurança financeira etc. Ratifico: concordo com o cara. Ele não quer grana e boa vida. Ele quer trabalhar em PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu irmão fez mestrado e doutorado enchendo a cara de cachaça todas as noites. :-)
    Ainda há chances para o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esperança é a última que morre! :)

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...