10/09/2016

[Saúde] Do Direito Masculino à Batcaverna





Apesar do nome esquisito, a ideia não é nova. Todo homem deve ter direito ao seu próprio ócio criativo. Todavia esse ócio só pode ser gozado em local apropriado. Um local no qual o homem possa passar um tempo inteiramente sozinho cercado pelos valorosos itens e troféus acumulados ao longo de sua cavalheiresca existência.

Enfatizo que nesse local ele poderá reviver sonhos antigos e construir novos sem qualquer interferência não solicitada, seja da parentela, seja de amigos ou conhecidos inoportunos. Esse lugar é uma "batcaverna".


Na verdade não é uma caverna e nem pertence ao batman. É apenas um 'cantinho" ou ambiente: uma garagem, um home-office ou escritório doméstico, um automóvel ou um quartinho no qual o homem possa estar consigo mesmo (ah, claro, um iate para os mais abastados).


Não se precisa de muito (não é necessário nem mesmo paredes, porta ou teto): apenas uma "caixa" na qual o homem possa pensar livremente dentro ou fora da caixa.

Alheio a tudo e todos menos a si mesmo, o homem pode recobrar parte da sanidade e espírito que existência social furta-lhe. É a hora de desfragmentar o hard disk cerebral. Afinal, a cada dia levamos um tiro que sai pela culatra. 

Mas o que acontece com quem não tem espaço ou tempo para si? Esse, meu caro, é apenas um escravo de todos. O maior inimigo próprio que se revela a cada olhada no espelho.

Conhece-te a ti mesmo em ambiente propício, pois a sorte favorece os preparados.


Grande abraço!


Sites consultados:

http://randsinrepose.com/archives/a-nerd-in-a-cave/

4 comentários:

  1. Eu considero essencial um espaço assim. Muitas vezes, somos engolidos pela vida doméstica. Se deixarmos nossa vida prática virar uma bagunça ou se limitar a fórmulas do cotidiano: sala de estar e de visitas, cozinha e suas obrigações de abastecimento e de organização etc., fodeu. Seu cérebro tb ficará bagunçado ou limitado. Isso é tão óbvio que até a mãe de minha filha já chegou para mim e disse, na casa dela: "olha o quarto que eu separei para você organizar SUAS coisas, livros etc., quando precisar". É por aí. Tenho um amigo que possui um quarto só com bar, prateleiras com bebidas raras e para consumo diário, TV e som. É o que lhe dá prazer. Já outro tem um canto na garagem onde guarda apetrechos para sua moto custom, com a qual dá um giro por aí. Isso não é síndrome de Peter Pan. Afinal, somos homens responsáveis, donos de nossos narizes, que não delegamos responsabilidade e cuidamos bem de nós mesmo, da família e dos filhos (quando o temos). É uma necessidade elementar. Recordo que Freud tinha um home office onde guardava, além de seu livros, sua coleção de peças arqueológicas e era onde estocava seus charutos. Quando estava morrendo de câncer na boca, colocaram uma cama neste espaço para ele, para que morresse lá, entre as tranqueiras que gostava. E fumando seus charutos mesmo assim! Homens do passado que comandaram guerras ficavam em seu quartinhos ouvindo música enquanto faziam isca de pesca para coleção ou montavam barcos e aviões. Gustavo Franco, quando era Presidente do Banco Central, antes de entrar na vida familiar ao chegar em casa, corria para sua batcaverna e ficava deitado no chão meia hora. Não são bebês chorões. São homens que precisam dessa válvula de escape para suportar a pressão.

    ResponderExcluir
  2. K,

    Os exemplos reais que vc traz enriquecem muito o post, obrigado!

    As menções a Freud e Franco foram impressionantes.

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Esse local é conhecido culturalmente nos EUA como a "Man Cave" ou Caverna do Homem. É um local separado, um quarto geralmente no basement (porão) que o homem da casa põe seus livros, seu bar com bebidas, telão de video, hobbies, etc. A mulher já conhece e não enche o saco. Como eles tem sempre espaço e muito dinheiro sobrando virou uma tradição. Tem sempre uma plaquinha dizendo (em inglês, claro) : O que acontece na caverna do homem, fica na caverna do homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X,

      não conhecia essa expressão. obrigado por comentar!
      Gostei da frase "O que acontece na caverna do homem, fica na caverna do homem."
      abç

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.