10/05/2018

[Saúde] Do Direito Masculino à Batcaverna

Foto: Nerd Room


Introdução 


Apesar do nome esquisito, a ideia não é nova. Todo ser humano deve ter direito ao seu próprio ócio criativo solitário, pois você é sua melhor companhia. 

O post é direcionado a homens, pois, como sou um deles, sei que minha ou nossa agressividade natural (será a testosterona?) precisa ser aplicada em atividade construtivas para render frutos e sem algum isolamento não consigo pensar direito.



A Caverna


Um local no qual se possa ficar inteiramente sozinho cercado pelos valorosos itens e troféus acumulados ao longo de sua "cavalheiresca" existência.


Nesse local se pode reviver sonhos antigos e construir novos sem qualquer interferência não solicitada, seja da parentela, seja de amigos. Esse lugar é como uma "batcaverna".

Pode ser uma garagem, home-office, automóvel ou quartinho no qual se possa estar apenas consigo mesmo (ah, claro, um iate para os mais abastados).


No meu apezinho, tenho um quarto apertado que serve de home-office + local de estudo + depósito de minhas quinquilharias. A decoração dele é simples, mas como foi feita com meus recursos financeiros e intelectuais, tenho prazer de olhar para ele e só de adentrá-lo já me sinto melhor. Ainda que meu "reino" se resuma apenas a isso, é o que basta para acalmar minha alma.

Lembre-se: "Todos os problemas do homem vêm de uma coisa só: ele não consegue passar um bom tempo sozinho, em silêncio, repousando dentro de um quarto."

Conclusão


Enfim, alheio a tudo e menos a si mesmo, o homem pode recobrar parte da sanidade e espírito que o ambiente social tira dele. 

É a hora de "desfragmentar o hard disk cerebral" na paz da solidão. 

Afinal, cada dia é um desafio e é preciso estar preparado. 

Grande abraço!

______________________________________________________________

Sites Consultados:


  • http://randsinrepose.com/archives/a-nerd-in-a-cave/
  • http://www.livrosepessoas.com/tag/biblioteca-roberto-campos/
  • https://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/29/ciencia/1422546931_773159.html
  • http://avgn.wikia.com/wiki/The_Nerd_Room
Imagem: Saranj

Post de 09/2016 atualizado em 05/2018.

4 comentários:

  1. Eu considero essencial um espaço assim. Muitas vezes, somos engolidos pela vida doméstica. Se deixarmos nossa vida prática virar uma bagunça ou se limitar a fórmulas do cotidiano: sala de estar e de visitas, cozinha e suas obrigações de abastecimento e de organização etc., fodeu. Seu cérebro tb ficará bagunçado ou limitado. Isso é tão óbvio que até a mãe de minha filha já chegou para mim e disse, na casa dela: "olha o quarto que eu separei para você organizar SUAS coisas, livros etc., quando precisar". É por aí. Tenho um amigo que possui um quarto só com bar, prateleiras com bebidas raras e para consumo diário, TV e som. É o que lhe dá prazer. Já outro tem um canto na garagem onde guarda apetrechos para sua moto custom, com a qual dá um giro por aí. Isso não é síndrome de Peter Pan. Afinal, somos homens responsáveis, donos de nossos narizes, que não delegamos responsabilidade e cuidamos bem de nós mesmo, da família e dos filhos (quando o temos). É uma necessidade elementar. Recordo que Freud tinha um home office onde guardava, além de seu livros, sua coleção de peças arqueológicas e era onde estocava seus charutos. Quando estava morrendo de câncer na boca, colocaram uma cama neste espaço para ele, para que morresse lá, entre as tranqueiras que gostava. E fumando seus charutos mesmo assim! Homens do passado que comandaram guerras ficavam em seu quartinhos ouvindo música enquanto faziam isca de pesca para coleção ou montavam barcos e aviões. Gustavo Franco, quando era Presidente do Banco Central, antes de entrar na vida familiar ao chegar em casa, corria para sua batcaverna e ficava deitado no chão meia hora. Não são bebês chorões. São homens que precisam dessa válvula de escape para suportar a pressão.

    ResponderExcluir
  2. K,

    Os exemplos reais que vc traz enriquecem muito o post, obrigado!

    As menções a Freud e Franco foram impressionantes.

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Esse local é conhecido culturalmente nos EUA como a "Man Cave" ou Caverna do Homem. É um local separado, um quarto geralmente no basement (porão) que o homem da casa põe seus livros, seu bar com bebidas, telão de video, hobbies, etc. A mulher já conhece e não enche o saco. Como eles tem sempre espaço e muito dinheiro sobrando virou uma tradição. Tem sempre uma plaquinha dizendo (em inglês, claro) : O que acontece na caverna do homem, fica na caverna do homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X,

      não conhecia essa expressão. obrigado por comentar!
      Gostei da frase "O que acontece na caverna do homem, fica na caverna do homem."
      abç

      Excluir

Você não tem que comentar, mas, se o fizer, talvez aprendamos algo juntos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...