13/10/2016

[Animação] Golgo 13 (1983)


Depois que vi um post no blog Nação Cucamonga, fiquei curioso sobre essa animação da qual acho que nunca tinha ouvido falar.

Golgo é um assassino impiedoso e implacável sempre metido em contratos muito difíceis de se cumprir. É interessante descobrir como o personagem sobrevive ao impossível em vários momentos da estória, saindo com apenas um arranhão ou menos.

Outra coisa que me chamou atenção é o fato de o personagem ser extremamente calado. Ele não fala besteira, não faz piadas, ele simplesmente cumpre o contrato, não importando a dificuldade. Esse aspecto psicológico me faz lembrar de Sam Spade, detetive particular e protagonista do livro "O Falcão Maltês" de Dashiell Hammett.


O único aspecto da personalidade visível do personagem é sua capacidade de sedução: ele sempre conquista facilmente alguma moçoila, o que a animação mostra cabalmente com cenas picantes. 

Em síntese: animação para homens adultos, dada a violência generosa e as cenas quase eróticas. E sim: muita ação e diversão em sequências cinematográficas de combate corpo a corpo.

Grande abraço!

5 comentários:

  1. Essa animação é muito bem trabalhada além do tema pouco habitual no Japão. Vou arrumar esse livro, só conheço de nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro é um clássico de fácil leitura, no melhor estilo noir.

      Excluir
  2. Sei que não tem muito a ver mas eu lembrei do filme O Profissional vendo Golgo 13. Aquele filme que estreia a Natalie Portman interpretando Matilda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa lembrança (me lembrou que tenho que ver esse filme)!

      Natalie Portman é sempre uma bela sugestão.

      Excluir
  3. Já andei checando o blog mencionado. É bom. Pena que a blogosfera anda mesmo moribunda.
    Cara, adoro esses animés. Esse não conhecia. Vou ver se assisto.
    Quanto ao Falcão, só vi a adaptação para o cinema!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...