12/02/2017

[Livro] Manual do Pequeno Investidor em Ações - Fabio Almeida


O livro é uma introdução ao tema de investimento no mercado de ações e se foca, principalmente, na abordagem fundamentalista com uma linguagem acessível e didática.

A ideia básica é de que podemos lucrar com a compra de ações no médio e longo prazo se pudermos escolher boas empresas para investir. A melhor maneira de investir seria pela análise dos últimos 5 a 10 anos de balanços contábeis dessas empresas.

O livro indica o mínimo que devemos olhar quando formos verificar esses balanços e explica como fazer isso de uma maneira mais eficiente.  

Uma pena que a CVM tenha suspendido o blog do autor. Teríamos muito o que aprender com ele.

Conforme explica o próprio autor:

"Meu objetivo também é o de mostrar algo que deveria ser ensinado na escola. Finanças pessoais não são um bicho de sete cabeças. Na verdade, boa parte do que é necessário é simples bom senso.

Bom senso para não gastar todo o dinheiro e economizar, bom senso para não se afundar nas dívidas, bom senso para escolher empresas que dão lucro para investir, e não empresas que “pode ser” que venham a dar lucro se por uma acaso do destino acontecer algum evento milagroso.

Se você fosse abrir uma franquia, investiria dinheiro em uma franquia que literalmente só dá prejuízo? Não? Então por que muitas pessoas decidem investir em ações de empresas que nunca deram lucro? Isso ofende o bom senso."
Destaque para a excelente lista de recomendações bibliográficas ao final do livro que dá o caminho das pedras para quem desejar melhor estudar o assunto.

Enfim, recomendo a leitura para iniciantes nesse mundo (como eu).

Grande abraço!

4 comentários:

  1. O mercado de ações e de futuros sempre me chamou atenção e pesquiso sobre o assunto há anos. Só não ando alocando grana em ações porque sinto a aproximação de uma grande crise à frente e acredito que muita contabilidade por aí é podre. Acredito em investimento em ativo real, neste momento. Imóveis tb é uma boa, vc sabendo comprar o terreno certo e sabendo construir. E metais, claro. Além disso, tb ando iniciando uma criação de galinhas e (talvez) porcos, para consumo próprio e revenda. Este começo de ano já plantei feijão e milho. Será uma boa safra. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Neófito Latifundiário,

      Bem vindo de volta à blogosfera. Visitamos seu novo blog e pensamos que talvez seja um bom momento para a reciclagem de suas postagens.

      Contabilidade podre é uma realidade como foi recentemente no caso da Enron.

      Acredito que a solução é diversificar o máximo possível e se nada mais der certo aguardar em casa devidamente municiado o apocalipse passar.

      Achei essa agricultura bem interessante, principalmente pela possibilidade de produção de orgânicos. Uma ideia seria vender o excedente para restaurantes que buscassem esse tipo de alimento mais saudável.

      De porcos só sei dos políticos corruptos, mas a galinha caipira tem sido valorizada por sua criação livre de hormônios.

      Excelente ideia de investir em commodities, pois além de economia e lucro também é um ótimo meio de ocupar a mente.

      Abc

      Excluir
    2. As galinhas são livres de hormônios. Os porcos pedem muitos medicamentos etc. A plantação é livre de agrotóxicos pq é pequena. A área foi bem limpa antes. Nunca vendemos. Faço isso em parceria com minha sogra. Pagamos algumas diárias de trabalhadores e tb colocamos a mão na massa. No ano passado NÃO compramos feijão, por exemplo. Foi uma aposta q deu certo. No mercado o preço estava nas alturas!!!

      Excluir
    3. Quanto ao blogue, ando desinteressado. Pensei em começar algo diferente.
      Não quero mais fazer resenhas. No máximo indicar algo sem me estender muito. Algo mais autoral, sem ser presunçoso.
      No momento estou tentando reupar uns vídeos no dailymotion.
      Acho q vou usar o wordpress...
      Enfim: pequenos planos.
      No momento quero colocar a leitura em dia.
      Abraços!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...