08/02/2017

[Org] Trilogia Mínima do Home Office

"Home" mínimo: fiz essa obra prima no paint.

Lendo um post da Edel, resolvi escrever o presente post. 

O "home office" ou "escritório em casa" é a batcaverna do homem contemporâneo, mas também é uma função necessária de toda residência, pois há uma série de documentos com os quais precisamos trabalhar ao longo do ano.

Móveis Essenciais:




Mesa - impossível viver sem, a menos que você use a mesa de jantar, mas aí não fica tão legal. Para inspiração, basta conferir o excelente blog Manual do usuário. A minha de 1,40m comprei no Shopping Matriz aqui no RJ.


Cadeira - já falei aqui a que eu indico em um post anterior, mas existem mais baratas. Mas quanto melhor a cadeira, menos sua coluna (e sua saúde) irá sofrer, sempre lembrando que evitar problemas de colunas merece investimento. 


Gaveteiro Arquivo móvel - o meu é da Orb e estou satisfeito com ele, mas existem soluções mais baratas e portáteis.


Obs.: Cara, ter um arquivo é essencial mesmo, pois precisamos de um lugar seguro para guardar documentos importantes como diplomas (universitário ou do ensino médio, por exemplo) e também vários recibos que ao longo do ano serão usados para pedir restituição no imposto de renda.


Móveis Necessários

Eles não são essenciais, mas são quase e ajudam bastante:


  • Estante ou Prateleiras - para guardar livros, cadernos e outras quinquilharias. Já falei bastante em um post antigo.

Eletro-eletrônicos essenciais:


  • Ventilador - quando aqui no RJ faz calor (ou seja, sempre).
  • Multifuncional - volta e meia é necessário escanear e imprimir certos documentos. Sei que escanear é possível pelo celular, mas imprimir não é tão fácil. imagine ter que imprimir um documento importante no sábado à noite...
Obs.: Telefone - Atualmente quase todo mundo tem telefone celular e muitas nem usam telefonia fixa. Dessa forma, ter ou não telefonia fixa no Home Office vai depender da necessidade de cada um.

Eletro-eletrônicos Necessários:


  • Luminária - para melhorar a luminosidade durante o estudo. Tenho uma genérica que ganhei de presente da minha mãe.
  • Ar condicionado - quando aqui no RJ faz muito calor, preferencialmente modelos com controle remoto.
Obs.: climatizador - Um meio termo entre o ventilador e o ar condicionado é o climatizador, que produz um vento frio com base em gelo e água gelada. Tenho um da Midea e recomendo, pois não gasta tanta energia elétrica e ajuda bastante no calor.
Isso foi uma lição que aprendi com o lendário Walter, um mestre da frugalidade de que fui colega de trabalho. Ele usava dois durante a noite em casa para dormir com conforto com a mulher e ainda economizar energia durante o calor carioca.

Outros Itens Úteis:


  • Televisão - preferencialmente "smart tv" para você pode assistir vídeo-aulas e palestras, inclusive usando um pen drive, hd externo ou o notebook. 
  • função smart - é útil também para acessar o netflix e o youtube, mas você pode usar o notebook conectado à Tv via hdmi para utilizar tais funções e muitas outras.
  • Claro que você pode ser mais minimalista e não ter televisão em casa ou apenas ter uma televisão na sala, mas uma segunda televisão no seu escritório vai ajudar a ter mais privacidade. 
  • Protetor Auricular ou abafador de ruído - para evitar aquele barulho chato na hora do estudo. Já falei dele aqui nesse post.
  • Sofá ou tatame de eva com almofadas - para poder descansar na sua caverna. Comprei meu tatame pelo mercado livre.
  • Suporte para tablet/livro/notebook: para dar mais ergonomia ao seu estudo. Comprei o meu pela Lector Brasil.
  • Suporte do suporte: É bom destacar que você provavelmente terá de confeccionar um apoio para o suporte ficar na altura dos seus olhos, conforme descrito nesse post.

Conclusão


Não mencionei coisas óbvias como eletricidade e internet wi-fi.

Enfim, para mim todo o resto é dispensável, mas é bom lembrar que o Home Office também é o melhor lugar para armazenar coleções, pois, diferente da sala de estar, é um lugar mais reservado na casa.

Espero ter ajudado na organização do seu cantinho.


Grande abraço!

2 comentários:

  1. Bem, não tenho multifuncional. É raro precisar imprimir algo. Quanto a escanear, utilizo o telefone com app próprio que já converte em pdf ou então - principalmente para meu trabalho em casa - fotografo, passo por bluetooth para o PC e converto em algum site, para anexar ao PJe.
    Documentos importante, também escaneio e guardo digitalizados.
    Minhas transações financeiras são 100% on line. A última vez que fui a um banco foi para solicitar um cartão novo.
    Quanto à smarttv, não tenho. Assim, o PC fica perto da TV conectado via HDMI.
    Tenho um sofá cama bem confortável. Às vezes durmo nele.
    Quanto a barulho, moro praticamente numa roça. Aqui o barulho é de grilo e corujas à noite. Pela manhã, de alguns meninos brincando nos matos, raramente.
    Abraços!!!
    P.s.: o Blog do Neófito está suspenso por prazo indeterminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K,

      Boas soluções para o home office, mas conforme sua filha for crescendo talvez aumente sua necessidade de imprimir e escanear documentos e principalmente armazenar em meio físico.

      Uma pena a suspensão do blog e do vlog, pois era um dos blogs mais conscientes da blogosfera. Espero que vc continue com sua escrita. Uma boa hora para lançar um ebook com as melhores postagens da história do blog, ainda que seja por um pseudônimo.

      Abc

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...