09/02/2017

[R.I.P.] Blog do Neófito: Porque os Bons morrem Cedo.


Descobri hoje que o blog do Neófito (e seu vlog) foi suspenso por prazo indeterminado pelas seguintes razões:


"O que houve foi o seguinte: minha conta foi desativada pelo Google por violação de termos de serviço. Qual a violação? Não sei. Não dizem. Tentarei resolver por meio do Google. Se não der, tanto faz. Sempre fiz backup de todo o material do blog e de todos os vídeos que passei a gravar para incorporar às postagens. Poderia remontar tudo etc... mas, no fundo, não sei se quero e seria algo de bastante esforço. Ainda tem aquela ideia que vc deu de organizar um eBook com material selecionado.
Acho que eu NUNCA fecharia o blog, pois foi algo que deu trabalho para montar e ali havia informação que sempre reputei útil. Mesmo que eu parasse de abastecê-lo, deixaria ativo. Alguma postagem poderia ser útil para alguém. E dava bons acessos, em torno de 200 a 300 por dia. Houve época que bem mais.
Agradeço o apreço dos colegas sobre o site e agora só posso aguardar a atitude do Google. O maior problema de sua atuação foi fazer essa limpa de maneira abrupta e sem notificação prévia para algum fim. Como não fazia backup todos os dias (obviamente) muita coisa será perdida mesmo que eu queria repostar tudo.
Também penso em demandar o Google com base no CDC brasileiro nos juizados especiais."

Lamento imensamente, pois aprendi muito lendo durante anos as postagens e meditando sobre seu conteúdo. Era uma dos melhores da blogosfera e tratava de uma amplo leque de assuntos, conforme essas imagens podem atestar.

Dentre os temas abordados pelo blog podemos destacar:

  • colecionismo;
  • quadrinhos adultos, infantis, nacionais e estrangeiros;
  • livros;
  • poesias (ele chegou a montar um blog específico sobre o assunto, chamado poesias ilustradas);
  • charutos;
  • educação financeira (compra de ouro e prata);
  • miniaturas;
  • esculturas;
  • filmes e seriados;
  • colecionáveis;
  • organização;
  • charges;
  • gatos;
  • facas/ canivetes;
  • mulheres/ erotismo (ele chegou a montar um blog específico sobre o assunto);
  • etc.

Conforme já fiz no passado com o blog do Paulo Gibi, vou ressaltar alguns pontos do blog.


Pontos Positivos


O blog tinha inúmeros pontos positivos. Vou destacar apenas alguns.
  • A excelente qualidade das postagens em geral, caracterizada por uma escrita fluída e bem concatenada.
  • As postagens sobre quadrinhos e livros adultos eram as melhores. Nos quadrinhos, destaco as postagens sobre Alan Moore e nos livros as postagens sobre Stephen King;
  • Sobre os quadrinhos infantis, destaque para turma da mônica, em especial o Chico Bento.
  • Recentemente o autor chegou a montar um canal no youtube onde postava vídeos que complementavam suas postagens no blog. Destaque para as miniaturas e esculturas.

Pontos Negativos


  • Postagem única sobre diversos temas sem nenhuma ligação entre si: pessoalmente acho que uma postagem deve ser um todo harmonioso e sobre determinado tema, facilitando a compreensão.
  • Postagens grandes com parágrafos grandes: isso aconteceu mais recentemente, mas nesse caso bastava usar mais a tecla enter.

Futuro


O futuro do autor do blog é uma incógnita, mas acredito que ele não conseguirá ficar muito tempo sem escrever, pois possui uma mente ativa. Sugiro que ele escreva livros (ebooks) ou que mude de plataforma, saindo do blogger e passando a usar um domínio próprio.


Conclusão


Ressalto que é uma grande perda para mim e para a blogosfera, pois perdemos um blogueiro tarimbado que teria muito a dividir conosco sobre sua experiência de vida, principalmente agora que tem uma filha.

Enfim, vida Longa e Próspera ao Kleiton que, buscando escrever para neófitos, tornou-nos muito mais experientes.

Grande abraço e façam backup de seus blogs!

P.s.1: Nota de 23-02-2017: O blog do neófito voltou. Clique aqui.
P.s.2: Galeria de Imagens abaixo.





























9 comentários:

  1. Eu vi ontem que o blog dele saiu do ar! O que houve?

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma pena, eu conhecia o blog dele há pouco tempo através da postagem que ele falava sobre func. públicos liberais x esquerda caviar, mas posso afirmar que era um de meus blogs favoritos, o autor escrevia muito bem e mostrava argumentos de qualidades em seu texto.

    Não entendo o pq da exclusão quando ele poderia simplesmente deixar o blog no ar, porém sem atualizar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Scant!
    Bem, quanto aos postões com vários temas e parágrafos longos... gosto disso. :-) Mas compreendo que desagrade a alguns. Natural.
    O que houve foi o seguinte: minha conta foi desativada pelo Google por violação de termos de serviço. Qual a violação? Não sei. Não dizem. Tentarei resolver por meio do Google. Se não der, tanto faz. Sempre fiz backup de todo o material do blog e de todos os vídeos que passei a gravar para incorporar às postagens. Poderia remontar tudo etc... mas, no fundo, não sei se quero e seria algo de bastante esforço. Ainda tem aquela ideia que vc deu de organizar um eBook com material selecionado.
    Acho que eu NUNCA fecharia o blog, pois foi algo que deu trabalho para montar e ali havia informação que sempre reputei útil. Mesmo que eu parasse de abastecê-lo, deixaria ativo. Alguma postagem poderia ser útil para alguém. E dava bons acessos, em torno de 200 a 300 por dia. Houve época que bem mais.
    Agradeço o apreço dos colegas sobre o site e agora só posso aguardar a atitude do Google. O maior problema de sua atuação foi fazer essa limpa de maneira abrupta e sem notificação prévia para algum fim. Como não fazia backup todos os dias (obviamente) muita coisa será perdida mesmo que eu queria repostar tudo.
    Também penso em demandar o Google com base no CDC brasileiro nos juizados especiais. Vou pensar... Recentemente ganhei uma causa contra a HP e outra contra a Eletrobrás. Acho que abusos assim não devem passar impunes. Se a empresa me dissesse qual exatamente a violação, talvez eu pudesse compreender o que houve e deixasse até pra lá tudo isso.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K,

      Vou editar o post para incluir sua explicação.

      Acho que você deve além de propor a ação, use esse tempo para refletir, pois do caos pode surgir muita coisa boa.

      Adoraria que você publicasse esse ebook, vc poderia até criar uma conta do google só para isso ou deixar o link que eu divulgaria por aqui também.

      vc pode até usar o fiver (https://www.fiverr.com/) para pagar pouco e dar apresentação profissional ao livro (lembra que eu falei para aproveitar a amazon para publicar...).

      Se o livro ficar bom, vai ser um sucesso no kindle e pode representar até uma nova fase para o blog do neófito.

      Sobre a causa no juizado, faltou transparência e vc pode também alegar descumprimento de deveres anexos como o da lealdade, fazendo um diálogo de fontes com o código civil. todo aquele lance de boa fé objetiva. cara, tomara que os danos morais sejam bem altos.

      Outra maneira de resgatar o acervo, no caso de imagens, seria upar as fotos no instagram, que pode se comunicar direito com o facebook (postando em um se posta no outro). Voce pode criar uma conta nova no face para isso ou usar a que você tem.

      Desejo muita sorte!


      abç!


      Excluir
    2. Obrigado pelas sugestões, Scant!

      Excluir
  4. Essa foi uma bomba pra mim! Tomei um susto quando não vi o blog do Kleiton...
    Espero que tudo se acerte da melhor maneira possível.

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o blog, mas é uma pena a Google tomar atitudes assim sem explicar nada, de forma desrespeitosa. Seria direitos de imagem? Parece que a Google vem fechando o cerco por causa disso. O pior é que a internet se torna cada vez mais parecida com o mundo off line. Empresas vão absorvendo as outras e a atividade e concorrência saudável desaparecem. Antigamente a rede era mais lenta, mas as opções de blogs era muito maior. Hoje é tudo concentrado, quase uma rede socialista onde todos podem escolher entre 1 ou 0. Não, não é o binário digital, é a escolha estre isto ou nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Muitos analistas de comunicação falam algo similar, que tudo vem se concentrando basicamente em volta de poucos nichos do establishment.

      Excluir
    2. Kleiton,

      espero que você consiga resolver a sua situação o quanto antes, porque como disse o amigo na postagem, é um conteúdo que dava gosto de acompanhar!

      abraços se cuida.

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...