04/03/2017

[Livro] Preparo Emocional Para Passar Em Provas e Concursos (2011)/ Alexandre Maia



Não chega a ser uma leitura essencial, mas ajudou bastante na minha preparação, pois o pequeno livro (160 páginas) foca em aspectos que esquecemos, mas que fazem diferença durante as horas que ficamos sentados fazendo uma prova ou estudando. 

Vou destacar os três que achei mais importantes nessa leitura.

O primeiro aspecto é o emocional. Durante a preparação temos cobranças externas (família, amigos, namorada etc) e internas (nós mesmos) e isso nos deixa ansiosos. O livro trabalha essa e outras emoções tornando mais fácil lidar com elas, já que elas nunca desaparecerão.

O segundo aspecto é a respiração. Normalmente, o ser humano adulto respira errado e respirar corretamente melhora nosso desempenho.

O terceiro aspecto é relativo ao alongamento. Esquecemos de alongar no dia-a-dia (alongamentos simples já ajudam bastante) e isso prejudica nosso rendimento.

Toda vez que faço uma prova, normalmente vou ao banheiro (e também aproveito para beber água) a cada 50-60 minutos. No banheiro, normalmente faço alongamentos básicos e acabo me sentindo mais bem disposto para continuar com a prova. Tudo isso não leva mais que 10 minutos.

É claro que em provas complicadas não se terá nem esses 10 minutos, mas saber dosar as emoções, respirar corretamente e alongar de tempos em tempos ajuda. E quem dispensaria qualquer tipo de ajuda a si mesmo?

Grande abraço!


Exemplos de alongamento.

4 comentários:

  1. Fala Scant, esse ano vou me dedicar a concursos, alguns anos atras passei em 2 mas não quis assumir, meu salário era maior !!! Continue com essas dicas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler,

      Então vc já conhece o caminho das pedras. Excelente.

      Lembre sempre de verificar a carreira, pois em muitos cargos públicos se acaba ganhando o dobro depois de alguns anos.

      Estamos aqui pra compartilhar experiências positivas.

      Abc!

      Excluir
    2. Interessante essas publicações. Ando por fora assunto e vejo como se multiplicaram. Quando fiz minha graduação, existia apenas o livro do William Douglas, com uma temática mais motivacional e metódica. Hj, é concurso público como tema para tudo o que é lado. Isso é preocupante, por outro viés. Pois indica nossa péssima economia e o regime de mercado em ruínas...
      Como vc falou no comentário, pensar numa carreira a longo prazo é importante. Ou melhor: pensar no grande conjunto de nossa vida. Já vi um advogado arrependido pq foi nomeado para Procurador Federal quando ganhava em torno de R$ 2.500,00 e desistiu. Pensou que a carreira não melhoraria... E hoje, bem...
      Tb já vi uma garota desistir do cargo de promotora de justiça para ser servidora num tribunal federal e ficar de boa com isso. Ela tinha uma vida bem estruturada na capital onde vive até hoje, ganhava bem, tem incorporação e uma função que dá um extra de mais de quase nove mil no holerite (acho que é esse o valor de uma CJ 3 com opção). Claro que pode perder. Mas ela tomou essa decisão com paz de espírito e desistiu de ficar rodando por pequenas cidades numa nova (e excelente, claro) carreira.
      Enfim: se for tomar uma decisão dessa, esteja seguro.

      Excluir
    3. K,

      Seu comentário é muito interessante, pois depois que uma pessoa atinge um certo patamar financeiro o dinheiro deixa de ser o principal fator e outros valores como identificação pessoal, paz de espírito passam a ser considerados.

      Atualmente medito bastante sobre isso e fico feliz que em âmbito federal é possível pedir o afastamento de um cargo para participar de estágio probatório de outro, servindo na prática como um verdadeiro test drive.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...