24/03/2017

[Mental] A Arte Zen do Silêncio: O Alívio de Calar a Boca


Introdução 


Já perdi a conta das vezes em que falar alguma coisa me colocou em apuros. 

Isso aconteceu durante toda a minha vida, desde ficar retido na secretaria da escola primária aguardando a repreensão de um professor até discussões com parentes, namoradas, chefes etc.


Reflexão


O silêncio nunca me trouxe decepções, até porque aprendi: "Quem cala, cala. Quem cala não consente.", sendo essa a regra na vida e no Direito. 

Claro que há exceções, como no caso em que usos e costumes revelam o contrário, mas a exceção apenas confirma a regra (quem cala, cala).

Além do silêncio, duas frases normalmente salvam-me no cotidiano: 


  • "não sei" e 
  • "não me recordo"

Essas duas declarações são quase um "silêncio em palavras", se é que você me entende. É como usar duas ou três palavras para nada dizer.

Ainda que o silêncio seja péssimo para obter os benefícios da socialização (de promoções no emprego a parceiros amorosos), ele gera vantagens:



Quando "olhamos" para nossos pensamentos, podemos refletir para agir ou tomar decisões melhores ou simplesmente evitar o pior. 

Falar demais traz tantos problemas que o silêncio é um direito assegurado pela Constituição Federal: nem mesmo um criminoso que responda a processo  penal calado terá seu silêncio considerado como confissão ou em prejuízo da defesa.


Conclusão


Enfim, apesar de não ser fácil, falar pouco é muito bom e te deixará livre de inúmeros problemas, pois quase todas as besteiras que fazemos começam na nossa cachola e continuam pela língua.

Grande abraço!

_______________________________________________

Sites consultados:


  • https://fortissima.com.br/2016/05/07/descubra-os-beneficios-de-ficar-em-silencio-14827954/

2 comentários:

  1. Rapaz é exatamente isso que eu estava pensando umas semanas atrás, se na minha adolescência eu ficasse mais quieto e fizesse as coisas que eu deveria ter feito, eu estaria bem melhor hoje. Eu complementaria sua opinião no texto dizendo que o silêncio vale ouro... principalmente se associado a ação.
    Abração Scant!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses,

      conforme vamos envelhecendo aprendemos essas lições simples. Demorei muito para perceber isso e até hoje tenho que me esforçar para segurar minha boca.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.