18/05/2017

[Gibi] Shenzhen - Uma Viagem à China - Guy Delisle



Por muitos anos li quadrinhos com boa artes, mas com roteiros ruins que nada me acrescentaram.

Atualmente busco estórias que tenham algo mais para oferecer do que super-heróis musculosos trocando pancadas.

Guy Delisle oferece nessa obra seu ponto de vista bem humorado sobre a China comunista, onde não há liberdade ampla, nem de locomoção, nem de usar a internet e nem para viver.

Conforme explica Renato Rea:

É o tipo de livro que se sustenta 100% no autor. Se este tiver sensibilidade, senso crítico e boa observação, é um sucesso. Senão, vira um tédio. E, sinceramente, Guy Delisle reúne todas estas características e ainda outras, como excelente senso de humor e arte fantástica.
Fazia tempo que não lia algo tão bom. A arte é muito bonita, e alterna na medida certa entre complexidade e simplicidade. Ocasionalmente, no meio de episódios, ele insere uma página com apenas um desenho, uma observação visual, de grande impacto. 
O roteiro é fluído, ágil, interessante. As experiências variam do trivial ao mais grotesco, e é o ecletismo do autor favorece: passa por diversas experiências, sejam gastronômicas ou culturais que agregam muito.

Enfim, quadrinhos engraçados com uma boa dose de realidade. Nada como se divertir e construir seu conhecimento ao mesmo tempo. Recomendo muito.

Grande abraço!

2 comentários:

  1. Ótima dica Scant. Acho que parte do preconceito que os quadrinhos carregam até hoje está exatamente no fato de seus personagens possuírem um estigma de coisa de criança. E muitos deles se comportam como seres com sérios problemas emocionais. Porque usar capas se eu posso voar sem ela? kkkkkkkk Mas eu entendo que um bom roteiro para quadrinhos pode ficar perfeito!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses

      "E muitos deles se comportam como seres com sérios problemas emocionais." bem lembrado.
      a artificialidade da vida psicológica de certos personagem chega a ser ridícula em nada contribuindo para o aperfeiçoamento pessoal.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...