14/05/2017

[Livro] A Técnica de Aprender (2001)/ Amaury Pereira Muniz: 9 Regras Gerais do Estudo



Cerca de 12 anos atrás comecei a me preocupar com a maneira com a qual eu estudava, passei a buscar todo tipo de leitura sobre o tema e a "A Técnica de Aprender" (46 páginas) foi uma das minhas primeiras leituras.

Para mim que estava como cego em um tiroteio de ansiedades serviu como um lampejo de direção.

É claro que se trata de um livro superado, mas na época de sua edição original, que provavelmente se deu na década de 60 ou 70, devia ser um marco, principalmente no Brasil onde quase ninguém se preocupa com metodologia de estudo.




Naquela época, por exemplo, se usava, quando muito, gravadores de fita k7 e degravações de áudio datilografadas como ferramenta de estudo, que certas vezes se tornavam apostilas mimeografadas (alguém lembra do mimeógrafo?). 

Tudo muito longe dos atuais mp3 e softwares de reconhecimento de voz, que transformam o som em texto editável.

Gostaria de destacar nas imagens abaixo as 9 regras gerais do estudo que permanecem bastantes atuais para todo aquele que busca o conhecimento.

Enfim, não é, atualmente, o livro sugerido, mas serve para mostrar o pioneirismo do Professor Amaury Pereira Muniz e o quanto as técnicas de estudo se desenvolveram em poucas décadas.

Grande abraço!


9 Regras Gerais do Estudo




2 comentários:

  1. Esse tipo de estudo, isto é o estudo para o estudo, a técnica a forma certa de estudar melhor, é uma coisa maravilhosa. Principalmente hoje em dia que pesquisas em neurociência comprovam os benefícios de se estudar com método.

    Por outro lado o que eu vejo nas pessoas em geral é que elas ou ignoram completamente o tema ou... zombam dele. Pensam que estudar é só ler o texto, ou pior, estudar em grupo, ou... pior ainda estudar em tablets e internet.

    Eu era vendedor de livros. E quando tentava vender algum livro do William Douglas junto a um livro de Direito por exemplo. O futuro advogado, juiz clientes em geral, abriam um olhar estranho, como se eu estivesse tentando enganá-las. Como assim aprender a aprender!?

    Depois de eu colocar a minha esposição, alguns se motivavam a levar o livro, que na época era quase da mesma grossura de um Vade Mecum, e outros simplesmente desconversavam, sem se quer entrar no mérito da discussão.

    E olha que eu lidava com pessoal aqui de Curitiba, teoricamente uma capital deveria ser mais letrada que o interior, a loja ficava em um bairro nobre, portanto, eu não lidava com gente mais simples, era a elite. Acredite Scant. A elite brasileira, que só estuda em colégios particulares e tira as férias em Miami todo ano, faz parte da parcela mais estúpida e ignorante da sociedade. São burros e prepotentes. Tiram diplomas decorando tudo, possuem medo e horror ao estudo, e adoram saídas fáceis para coisas não tão fáceis assim, como estudar.

    Ainda bem que existe um seleto grupo de pessoas honestas com sigo mesmas e dispostas a encarar a dureza de passar em um concurso, gente de mente aberta e coerente. Gente que dá valor a livros como este que você nos prestigia no seu texto e outros que vieram depois.

    Quando um colégio, político ou "reformador" coloca o lápis a caneta o papel o livro e o professor de lado e dá ênfase a outras "ferramentas de ensino" como a solução da educação, geralmente coisas alheias ao verdadeiro aprendizado, como tablets, internet etc, que são "legais" e causam impacto nos jovens... eu tenho vontade de vomitar. No Brasil o básico perde para o acessório, e a calça fica de lado, a gente apenas veste o cinto e sai nu na rua esnobando a "solução".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses,

      Comentário histórico!
      "No Brasil o básico perde para o acessório, e a calça fica de lado, a gente apenas veste o cinto e sai nu na rua esnobando a "solução"." infelizmente essa é visão adotada.

      Sempre adorei o livro do William Douglas, uma pena que as pessoas não valorizem uma obra tão útil.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...