01/05/2017

[Mental] A Arte Zen da Manutenção de Computadores: O Prazer de Consertar as Coisas



Acredito que o homem deve consertar as coisas em casa por três razões:

  • Economizar seu suado dinheiro;
  • Pelo prazer  e higiene mental desse trabalho;
  • Para consumir menos, ajudando o planeta.
Acho que é coisa de homem, pois mulher prefere gastar dinheiro e comprar tudo novo. 

Sempre tive prazer em consertar coisas quando essas coisas tinham conserto; caso não, era caso de descarte mesmo.

Na minha adolescência fui entusiasta da montagem de computadores e fiz até um curso na Faetec, mas a preguiça tem me dominado e levei mais de dois anos para arrumar E limpar meu PC, aquele que fiz de emulador de jogos

Esse mês, tirei uns três dias para fazer uma manutenção quase completa no meu desktop. 

Para quem não conhece, desktop não é difícil de lidar, mas tem que ter paciência (ao final desse post constam as fotos e a lista de tarefas concluídas).

Demorou, mas foi recompensador, pois quando faço alguma coisa bem feita me sinto muito bem (fotos ao final). Além disso, serviu para relaxar minha mente que estava envolta em certos problemas cuja resolução não dependia de mim. 

Sim, limpar e organizar o PC serviu-me como higiene mental e gostei tanto que penso em comprar e instalar mais alguma peças nele apenas por hobbie.

Enfim, conserte suas coisas, fique feliz, economize e ajude o meio ambiente. 


Grande abraço!




P.S.: Lista de tarefas:


Desmontei o gabinete
Limpei a poeira. Para limpar a poeira usei um pincel grosso com cerdas macias para não danificar os circuitos.
Tirei a placa mãe e as placas auxiliares
Limpei a poeira, mas faltou uma limpeza mais profunda do processador e da placa de vídeo que também tem um ventoinha ou cooler.
Desmontei a fonte

O principal foi a poeira, extremamente negra e bem aglomerada.

Antes da limpeza, as vezes a fonte não ligava na primeira tentativa; depois, passou a ligar normalmente.
Desmontei as ventoinhas 
Novamente o problema da poeira.
Reorganizei os cabos de todo o PC

Aqui entra um trabalho de maior paciência, pois os cabos devem ser organizados para facilitar a circulação de ar interna, o que favorece a manutenção da temperatura.

Usei dezenas de presilhas de plástico para alcançar esse fim.
Reinstalei o sistema operacional e os demais programas
Essa é a parte fácil, basta ter uma lista e ir fazendo com calma.






6 comentários:

  1. Não sou muito de lidar com tecnologia. Não curto. Mas estou sempre fazendo a manutenção de pequenas coisas em casa. Trabalho bem com massa, pequenos reparos, pintura e encanamento. Evito eletricidade por razões óbvias. Também cuido de plantas e tenho um plantel de galinhas que me dão ovos, carne e MUITO trabalho. Além disso, tenho dez gatos e tb me ocupo com eles.
    Como vc mesmo expõe aqui, esse trabalho doméstico serve para higiene mental, especialmente para esses problemas que comem nosso juízo e fogem de nosso controle. Realmente, há coisas sobre as quais nada podemos fazer. Então é tentar relaxar. A outra opção é o infarto ou um AVC.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K,

      "Também cuido de plantas e tenho um plantel de galinhas que me dão ovos, carne e MUITO trabalho" - apesar do trabalho, que deve ser gratificante; a ideia de ter vegetais livre de agrotóxicos e carne sem hormônio é atraente. Isso sem falar na economia.

      Quando era criança, por um tempo minha família chegou a criar galinhas garnizé, mas desistiu porque ficava com pena na hora de transformá-las em cozido.

      "Realmente, há coisas sobre as quais nada podemos fazer. Então é tentar relaxar" gosto de seguir esse pensamento.

      abç!

      Excluir
    2. No momento, não tenho hortaliças e legumes. Não está valendo a pena plantar. O clima daqui não ajuda. Muita perda. Felizmente, há uma grande horta há uns 500 metros aqui de casa, onde compro tudo limpo e barato, escolhendo o que quero na hora. Mas estudo um sistema doméstico de hidroponia... Se levar isso adiante, farei uma postagem a respeito.

      Excluir
    3. Cara, hidroponia seria muito legal, principalmente para certos vegetais como tomate e morango que sofrem em excesso com agrotóxicos.

      projeto bem interessante.

      abç!

      Excluir
  2. Oi Scant, eu sou adepto do faça você mesmo, no caso de Tecnologia já sou de TI, não atuo com suporte técnico, meu conhecimento e experiência me fez ir além disso, mas para mim também é terapeutico arrumar algum PC ou Notebook, seja meu ou de amigos. Além disso que fiz eletrônica numa ETEC, já arrumei máquina de lavar, geladeira, tanquinho, fogão rsrs além de economizar me deixou super Zen !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler,

      " fiz eletrônica numa ETEC, já arrumei máquina de lavar, geladeira, tanquinho, fogão rsrs além de economizar me deixou super Zen !" não conhecia essa sua capacidade. merecia uns posts!

      Sempre achei útil para o homem desenvolver uma série de habilidades.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.