07/06/2017

[Livro] Como Estudar para Concursos (2017) 4ª Edição/ Alexandre Meirelles


Pessoal, li a 3ª e a 4ª edição desse livro, pois o livro é ótimo e gosto do tema. Conheço as principais ideias do autor, que é fiscal em SP, desde a edição do ebook em pdf "Manual do Concurseiro".

Atualmente, acredito que esse é o melhor manual de metodologia de estudo no mercado. 

Destaques do livro


  • Sistema de estudo de ciclos: considero muito superior ao sistema tradicional baseado nos dias da semana.
Venho aplicando esse sistema em em substituição ao sistema comum de estudo semanal (um dia fixo da semana para cada duas ou mais matérias)  e para mim o sistema de ciclos se mostrou mais agradável e prático.

Meu ciclo atual baseado no que aprendi com o livro.

  • Sistema de revisão da matéria: foi o melhor sistema revisional que já vi. Gosto de associá-lo com o sistema do Alex Viegas (técnica de flash cards).
Não consegui me adaptar a esse sistema de revisão, então inventei um para mim. Mesmo assim foi uma proposta interessante. 

Questões clássicas  


Além disso, o livro aborda diversas questões clássicas  e importantes, por exemplo:

  • Ambiente de estudo;
  • Escolha do material didático;
  • Alimentação;
  • Atividade física;



Conclusão



É claro que nem tudo que consta no livro pode dar certo para você, mas cabe a você ler e selecionar as ideias e dicas que podem ser uteis na sua vida.

Enfim, é o melhor manual de metodologia de estudo no mercado nacional atualmente para concursos e merece sua atenção, ainda que você esteja fazendo faculdade, estudando para o vestibular ou mesmo pretendendo otimizar sua capacidade de aprender.

Grande abraço!



6 comentários:

  1. Excelente dica Scant! Eu estudava com base no relógio e me sentia "escravo" dele. Depois passei a estudar por blocos de estudo. Isto é, se a matéria exigir masi tempo para fechar uma ideia eu vou mais a frente, se for algo mais simples eu fecho antes. Como meu ritmo de leitura e exercícios não varia tanto eu posso manter esse sistema de blocos sem me preocupar em ficar demorado ou adiantado demais.

    Importante:
    A imagem do ambiente de estudo que você postou está cheia de mensagens subliminares perigosíssimas!
    A janela faz referência ao Windows 10
    O relógio da parede está com o ponteiro de minutos no 12, mas o de hora está entre 7 e 8... não faz sentido!
    A descrição dos livros fala em organizar por assunto, mas na verdade a estante está organizada por cores. Fail!
    A maçã em cima da mesa faz referência a Apple.
    KKkkkkkk Valeu Scant!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima sacada! lembrou-me até esse anúncio antigo:

      https://i.ytimg.com/vi/FF8VIKVgrYU/maxresdefault.jpg

      esse sistema de blocos que vc descreveu é parecido com o sistema de ciclos.

      abç!

      Excluir
  2. É, colega... Com a busca cada vez mais ferrenha por um cargo, estudar para concurso tornou-se uma arte da disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K,

      é interessante como isso está cada vez mais parecido com um sistema religioso ou um estilo próprio de vida.

      abç!

      Excluir
  3. Olá , gostaria de saber se a quarta edição do livro é realmente melhor e se tem muito mais coisas que a terceira. Estou interessada em comprar a terceira , mas se a quarta for infinitamente melhor aí eu realmente invisto nela. Qual é a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marjory,

      Mudou pouco coisa de uma edição para a outra, mas como é para seu desenvolvimento intelectual compre nesse caso o mais atualizado.

      A 4ª edição não é infinitamente melhor, mas é um pouco melhor, pois o autor se esforçar em ampliar a qualidade da obra.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...