05/07/2017

[Filme] Clube da Luta (1999): Aprenda a Viver, Descanse quando Morrer


Pontos Altos



Essa película não mudou minha vida, mas é uma daquelas estórias que ficam reverberando em nosso cérebro mesmo depois de anos.

Gosto de como mostra o protagonista se destruindo para se reconstruir, ainda que ele sofra de sérios problemas psicológicos para fazer isso.

Outro aspecto interessante é a crítica feita ao espírito consumista da era em que vivemos, quando gastamos mais com inutilidades do que com necessidades.

O filme tem várias cenas muito legais e frases de efeitos incríveis. Pessoalmente, achei fabulosa a referência a Bruce Lee no jeito de lutar de Brad Pitt.



Provérbios


Selecionei sete frases que mostram a genialidade e a loucura desse clube:

  • Esta é a sua vida, e ela se acaba a cada minuto.
  • O assombroso milagre da morte.
  • Por que será que vivemos trabalhando para produzir o que não consumimos e, em troca disso, consumimos o que não nos é útil e temos o que não utilizamos, e, por fim, nunca estamos satisfeitos?
  • Escutem aqui, vermes. Vocês não são especiais. Vocês não são um belo ou único floco de neve. Vocês são feitos da mesma matéria orgânica em decomposição como tudo no mundo.
  • Primeiro você tem que se entregar, primeiro você tem que saber não temer, saber que um dia você vai morrer.
  • O que você possui acaba te possuindo.
  • Aprenda a viver, descanse quando morrer. Tudo que você precisa está dentro de você.

Conclusão 


Enfim, é um clássico pop doido, divertido, crítico e criativo que merece sua atenção. Recomendo.

Grande abraço.

2 comentários:

  1. O homem moderno está preso demais ao sistema, não que antes fosse uma maravilha mas ele era mais autossuficiente e vivia no interior. A cidade gera uma concorrência maior em tudo, pra se destacar tem que comprar o que tiver na moda, a necessidade primordial das coisas vão embora. Outra coisa é essa questão de especialização pra poder sobreviver. Hoje pra poder prosperar e viver num grande patamar o cara se mata pra ser especializado na sua área. Ele não é mais safo pra coisas básicas e nisso vai dinheiro e mais dinheiro pra cada coisa simples que venha fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,

      essa necessidade de especialização é insana. na minha área sou obrigado a conhecer casos extremamente obscuros na legislação que dificilmente terão alguma importância prática.

      O mundo urbano ficou louco.

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...