18/09/2017

Wilson: Sobre o Gibi e o Filme

Introdução



Não é primeira vez que falamos de Clowes aqui no blog. Afinal ele é um autor de excelentes Graphics novels.


Apesar de o filme ser baseado no gibi, a película carrega um tom mais leve e bem humorado sobre a vida para deixar o roteiro mais ao gosto do público em geral. 



Um exemplo disso é que enquanto no gibi um determinado personagem morre de overdose, no filme esse personagem vai morar em outro país: parece até uma explicação para crianças.
Outra diferença é que a última mulher que fica com Wilson no filme foi interpretada por uma atriz gata enquanto que ela nos quadrinhos parece bem acabada.


Mesmo com diferenças, o protagonista do filme ainda carrega os trejeitos e manias do Wilson dos quadrinhos, que é um solteirão decadente, esquisito e deprimente.



Sobre a Estória




A estória não tem nada demais. O que faz diferença é como Wilson se porta como um idiota derrotado diante de tudo.


Conforme explica Orlando Simões:


"Wilson ama seu cão. Sorte do animal, pois parece ser a única criatura viva a merecer tal distinção de seu dono. Para este senhor de meia-idade, os outros não passam de um inconveniente necessário.Como qualquer pessoa, porém, Wilson busca algum tipo de ligação com sua espécie. Sem jeito para a vida social, aborda estranhos em cafés, ônibus e na rua, com longas preleções sobre o que vê de errado na política, nos esportes e, basicamente, em qualquer tema da alma humana.
A morte de seu pai, no entanto, intensificará essa busca. Numa comovente e divertida tragicomédia de erros, Wilson irá atrás de sua ex-mulher, que, segundo os últimos rumores, teria se entregado às drogas e à prostituição. Ao lado dela, irá buscar a filha perdida, entregue à adoção anos atrás."

Conclusão


Não é nada essencial. Mais uma vez o gibi é melhor que o filme, mas ainda sim é uma ótima oportunidade para os fãs poderem visualizar concretamente os personagens e perceberem melhor a dimensão da obra.

Grande abraço!


Sites consultados:

  • http://www.universohq.com/reviews/wilson-quadrinhos-cia/
  • http://ambrosia.com.br/quadrinhos/resenha-wilson-de-daniel-clowes/
  • http://www.pontozero.net.br/2015/05/28/wilson-graphic-novel-do-cartunista-daniel-clowes-vai-ao-cinema/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é o nosso pagamento.