25/04/2018

Simplifique sua Vida

Arquivo Pessoal


Conselhos como "se livre do que não for essencial", "não complique a si mesmo" ou "tenha menos coisas" são comuns quando se fala em simplificar a vida.

Nesse raciocínio, seguir uma religião é mais fácil que duas; ter uma mulher, é mais simples que duas e ter um único objetivo na vida é tão bom que chamam isso de foco.

Claro, que nem tudo na vida é assim: 

quem está no segundo casamento não pode voltar no tempo para encontrar o primeiro amor ideal e tampouco quem tem que se virar em vários empregos mal remunerados pode voltar ao passado para escolher uma carreira mais promissora. Somos todos dependentes de nossas escolhas.

Nessa altura do texto talvez você se pergunte: "Então, para que serve esse papo de simplificação?".

Serve para poder fazer escolhas melhores. 

Só isso e isso basta, pois a realidade chega para cada ser humano como uma grande onda de caos na qual tudo se mistura: sentimentos, desejos, pessoas, parentes, amigos, desafetos, trabalho, lazer, futuro, passado, objetos, animais etc.

Simplificar é filtrar cada um desses itens e dar o valor merecido, daí dizemos frases como "trabalho vem antes de lazer" e "onde se ganha o pão, não se come a carne". 

Assim, o significado de "simplificar" variará de acordo com a situação que você viver.

Pode ser não paquerar o colega de trabalho, se isso for contra a política da empresa, ou manter apenas um cartão de crédito para poder administrar melhor as finanças. A ideia é escolher melhor.

Para mim, entre vários significados, é aplicar técnicas como a teoria dos 5S e também focar em uma  única solução para obter sucesso profissional.

Portanto, da próxima vez que estiver diante de um problema qualquer, faça como Napoleão Bonaparte faria. Lembre-se de dividir para conquistar

Divida a realidade complexa em tantas partes menores para que você possa resolver tudo ou, quando não houver solução, saber que tomou a melhor decisão possível.

Não complique a si mesmo.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem que comentar, mas, se o fizer, talvez aprendamos algo juntos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...